domingo, 28 de novembro de 2010

GOVERNO DO AMAZONAS PREPARA OPERAÇÃO IMPACTO 3 DE COMBATE A DENGUE

foto: Divulgação
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), prepara “Operação Impacto 3” de combate à dengue em 28 municípios do Estado. As ações começam na primeira semana de novembro, após a conclusão do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa) de cada cidade.

Segundo Bernardino Albuquerque, presidente da FVS, o órgão trabalhará nos municípios que têm casos registrados da doença, além daquelas que apresentam a presença do mosquito transmissor.

 A Operação Impacto vem sendo realizada anualmente, desde 2008, como medida de contenção do avanço da doença no Estado. Em Manaus, assim como nos municípios onde as ações de vigilância epidemiológica foram municipalizadas, a ação é coordenada pelas secretarias municipais de saúde, sob supervisão da FVS. 

O trabalho tem feito com que nos últimos anos o Amazonas, que é classificado pelo Ministério da Saúde como estado de alto risco para a Dengue, consiga evitar surtos e epidemias registradas no passado. “Somos um Estado que se prepara anualmente para as ações de combate à dengue e isso tem feito com que tenhamos o controle da doença”, destaca Bernardino Albuquerque.

De acordo com o último balanço da FVS, nos últimos três meses, os casos confirmados de dengue no Estado tiveram uma redução significativa, saindo de 472 registros, em julho, para 23, em setembro. Entre julho e agosto, a redução foi de 33% e de agosto a setembro caiu 92%.
Apesar da queda nos números, a FVS acaba de enviar o alerta de Dengue para os municípios prioritários, tendo em vista a chegada do período chuvoso, de maior risco para a doença.

Entre as ações está a realização, a cada três meses, do LIRAa, que serve para identificar os focos de mosquito e onde as ações devem ser intensificadas. Após a conclusão do levantamento da distribuição do mosquito, inicia-se o controle, tratamento e eliminação dos vetores da doença, com a retirada do lixo, aplicação de larvicidas, visitas nas casas, monitoramento de pontos estratégicos de vulnerabilidade, como ferro-velho, borracharia, cemitérios. A partir daí, as equipes fazem a termonebulização, mais conhecido como fumacê.

Além de Manaus, a Operação Impacto 3 vai atuar nos seguintes municípios: Apuí, Borba, Boca do Acre, Barcelos, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tefé, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.

A FVS, segundo Bernardino, possui um sistema de monitoramento semanal de proliferação do mosquito Aedes Aegypti em algumas localidades, onde são instaladas “armadilhas”, ou seja, pneus são colocados em pontos estratégicos como aeroportos, portos e oficinas.

Bernardino alerta ainda para a importância da contribuição da sociedade no sentido de prevenir a proliferação do mosquito. “Se a população não assumir o seu papel, o poder público nunca poderá conter a doença sozinho. As pessoas precisam continuar colaborando, não deixando água parada, recolhendo o lixo de forma correta e assim, juntos, poderemos combater a dengue”, afirmou.

Parceria
Para ampliar o combate a dengue, a FVS possui grandes parceiros, como as Secretarias Municipais de Saúde, Secretarias Municipais de Limpeza e principalmente a Secretaria Estadual de Educação, que desde 2008 realiza concursos culturais nas escolas, incentivando e premiando iniciativas de combate à doença.


Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas
fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário