domingo, 28 de novembro de 2010

SECA: 31 MUNICÍPIOS DO AMAZONAS JÁ DECRETARAM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Chegou a 31 o número de municípios no Amazonas que decretaram estado de emergência em virtude da seca. Maués e Anori foram os últimos a pedir a ajuda da Defesa Civil para auxiliar comunidades ribeirinhas isoladas.
Em Maués, a 267 quilômetros de Manaus, e Anori, distante 195 quilômetros da capital, a seca, assim como em 29 municípios do Amazonas, dificulta o transporte fluvial, a produção agrícola, o abastecimento comercial e as aulas nas escolas rurais.
Na cidade de Anori, 300 famílias de comunidades rurais estão isoladas, sem água potável e com dificuldade de obter alimentação devido à seca prolongada deste ano.

Na última sexta-feira (15), a prefeita do município, Sansuray Xavier, esteve em Manaus apresentando à Defesa Civil Estadual o decreto de emergência, assinado no dia 8 de outubro. Sansuray calcula um total de 3 mil famílias das zonas urbana e rural afetadas direta ou indiretamente pela seca (ver matéria relacionada).

A Defesa Civil do Estado do Amazonas continua, neste domingo, o trabalho de distribuição de 44 mil kits de ajuda humanitária para as famílias atingidas pela estiagem. Os kits incluem cestas básicas, produtos de higiene e medicamentos.

Os municípios em situação de emergência no Amazonas são: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Borba, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Tefé, Uarini, Beruri, Manacapuru, Itacoatiara, Barreirinha, Parintins, Rio Preto da Eva, Iranduba, Anamã, Carauari, Maués e Anori.
fonte: A CRÍTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário