sábado, 8 de janeiro de 2011

Polícia Federal mata o último envolvido na morte dos federais


A Polícia Federal matou na madrugada deste sábado (8) Roberto Piñeda, o "Negro", último criminoso acusado de envolvimento na morte de dois policiais federais em novembro de 2010. 


De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Sérgio Fontes, "Negro", estava em uma canoa regional no rio, tentando fugir, quando foi abordado pelos policiais. Ele reagiu com tiros de fuzil, e durante a troca de tiros com a polícia, foi atingido, caindo no rio.

Apesar de ter sido resgatado, "Negro" não resistiu  aos ferimentos e morreu. Uma mochila e um celular foram recuperados, e segundo Fontes, serão enviados para a perícia.

"Com a morte de "Negro" fechamos a operação que resultou na prisão de quatro pessoas, e morte de outras duas", salienta o delegado federal.

A ação dos policiais ocorreu em uma localidade conhecida como Ilha Arraia, em frente à comunidade do Jacaré, entre os municípios de Manacapuru e Anamã.   

Na tarde de quinta-feira (6), policiais federais tiveram um confronto com dois criminosos, no qual Luís Tomate, o“Jeringa” saiu morto e Roberto Piñedo ficou ferido. O fato aconteceu nas proximidades da área onde os federais foram assassinados, entre os municípios de Anamã e Anori, próximo de Codajás, a 240 km da capital.

O superintendente da Polícia Federal, Sérgio Fontes, informou que a operação teve o apoio das Polícias Federais colombiana e peruana, do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), as Forças Armadas Brasileiras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, principalmente, aos ribeirinhos.
Prisões
Estão presos o peruano Isaac Gady Vasquez Tamani, 28; o peruano Edgar Amorim Lonas e os brasileiros brasileiros José Hilário da Silva e Gerson Hilário da Silva, 38, que são irmãos.
Morte dos federais
Os agentes da Polícia Federal Leonardo Matzunaga Yamaguti, 26, e Mauro Lobo, 43, foram mortos durante uma troca de tiros com narcotraficantes, em uma localidade conhecida como Boca do lago Cuía, no Município de Anamã (a 129 quilômetros de Manaus), no dia 17 de novembro de 2010.

O terceiro agente Charles Nascimento, 35, ficou ferido durante o confronto.

caroline pinagé e joana queiroz
fonte: acrítica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário