terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval 2011: Público nos blocos de rua cresce e dá fôlego ao turismo Humaitáense

Blocos passaram a ser aposta para atrair mais turistas
Humaitá-AM. Com crescimento de público, os blocos de Rua de Humaitá/AM passaram a ser uma das maiores apostas para revigorar o turismo no Carnaval Humaitaense, na opinião de especialistas ouvidos pelo site jornaldehumaita.com
Segundo previsão das agências de transportes de passageiros (Recreios, Ônibus, Taxi, Barcos e etc.) do Município, 22 mil foliões devem seguir os blocos que desfilam pelas ruas da cidade neste ano. São 5 mil pessoas a mais do que no ano passado.

'Quem não pode ir se divertir no carnaval de rua poderá ir assistir as bandas locais e estaduais na praça Airton Sena (Pátio da estação Rodoviária). Isso atrai turistas que antes não vinham para a cidade, inclusive o turista de baixa renda', Clemilton Luiz F. Guimarães (Dudão), Secretario de Cultura.

De acordo com um proprietário de hotel em Humaitá, os blocos são um grande
diferencial para o setor hoteleiro.
'O público das outras cidades começa a vir para o pré-carnaval uma semana antes, chegando de Manaus, Manicoré, Lábrea, Borba, Canutama e outras cidades próximas. E o turista de outros estados acaba ficando mais tempo, porque não conseguem passagens de ônibus, recreios etc. Por estarem lotados ou reservados', conta.

'Além disso, antes ele só tinha a opção de ir a Praça Airton Sena (Pátio da estação Rodoviária) de noite. Agora, pode ficar na folia o dia inteiro e desfrutar dos restaurantes locais experimentando a culinária Humaitaense. Também visitar pontos turísticos e levar fotos e lembranças como forma de divulgar a nossa cidade', diz.

Segurança

Neste ano, quatro blocos foram cadastrados na Prefeitura de Humaitá para desfilar antes, durante o Carnaval. Apenas o bloco Uruá-Elétrico desistiu por motivos de atrasos nos abadas, restando apenas três blocos. Apesar de o público esperado ser maior, o número de blocos é 25% menor do que em 2010.

abadás.

Os efeitos colaterais da folia nos blocos costumam ser problemas no trânsito e foliões urinando nas ruas, o que fez com que o número de banheiros químicos instalados próximos a eles fosse novamente aumentado neste ano: 30% a mais que no ano passado.
Há menos blocos na cidade, mas eles têm recebido mais pessoas

Alternativa

Para os organizadores do Bloco Mania um dos mais tradicionais da cidade, o Carnaval de rua passou a atrair mais turistas do que o outro enventos de relevancia como A festa da Padroeira de nossa senhora Conceição, Festival Folclorico, e Expohum.
'Os Blocos conseguem vender tudo, são apenas oito mil abadás, que valem Segurança, tranqüilidade e diversão... A maioria dos turistas vem para os blocos', diz a diretoria do bloco Mania.

A diretoria afirma ainda que o cenário, hoje, é bem diferente eram 12 blocos, em 2003.
'Mudou demais. Saímos de um universo de 12 blocos para um de 3 blocos. Hoje está difícil botar um bloco de rua com a estrutura que e exigida hoje. E o que antes era uma brincadeira virou coisa séria. Temos que nos preocupar com segurança, Carro de Som, Banda, Abadás, Vendas e etc. porque somos responsáveis por isso. '

Redação jornaldehumaita

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário