sábado, 23 de abril de 2011

Falsos profissionais de saúde podem esta atuando, em Humaitá

            Servidores da área de saúde, que preferem não se identificar, temendo retaliações, alertam que profissionais optometristas podem está exercendo ilegalmente, a profissão de médico oftalmologista, em Humaitá. Segundo os denunciantes, estes profissionais estariam atendendo em pequenos consultórios e, até em farmácias, da cidade.

O optometrista é responsável por fabricar e vender lentes de grau, mediante prescrição médica, mas não deve realizar exames, diagnosticar doenças oculares e receitar o uso de lentes.

Segundo o artigo 39 do Decreto nº 20.931 de 11 de Janeiro de 1932, que regula e fiscaliza o exercício da medicina, da odontologia, da medicina veterinária e das profissões de farmacêutico, parteira e enfermeira, no Brasil, e estabelece penas, é vedado às casas de ótica “confeccionar e vender lentes de grau sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências dos seus estabelecimentos”.

O artigo 38 do mesmo decreto, diz que é terminantemente proibida, ao optometristas, a instalação de consultórios para atender clientes, devendo o material aí encontrado, ser apreendido e remetido para depósito público.
Os consumidores devem ficar alerta, ao procurarem este serviço de saúde. A dica dos especialistas é antes de fazer a consultar médica, procurar saber se o profissional, realmente, está habilitado para prestar, tal atendimento. No último caso, solicitar a apresentação do registro profissional, em um Conselho Regional de Medicina.

Redação: folhadamanga.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário