domingo, 3 de abril de 2011

O parlamentar da bancada do AM na Câmara Federal com mais ausências foi Sabino Castelo Branco

Manaus - Os oito deputados federais do Amazonas somam 21 faltas em sessões plenárias ordinárias e extraordinárias nos dois primeiros meses de legislatura. Deste total, somente oito foram justificadas. A Câmara Federal realizou 17 reuniões em fevereiro e março, segundo o portal da Casa na internet, www.camara.gov.br.

O deputado Sabino Castelo Branco (PTB) foi o que mais faltou no início desta legislatura, com seis ausências. Sabino apresentou dois projetos, um Projeto de Lei (PL), para destinar parte do lucro líquido das instituições bancárias e financeiras ao Fundo de Combate à Pobreza. Ele subiu à tribuna para discursar duas vezes: uma para falar desta proposta e outra para pedir investigação de fraudes no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).

Estreante na bancada federal, o deputado Henrique Oliveira (PR) foi o segundo em número de faltas entre os parlamentares amazonenses, com quatro ausências, duas justificadas. Em seus dois primeiros meses no cargo, Oliveira apresentou um PL que dispõe sobre a instalação de proteção em caixas eletrônicos, e um requerimento para retirada da assinatura dele da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) em desfavor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O deputado discursou na tribuna da Câmara uma vez, em 22 de fevereiro, para repudiar os dispositivos da Medida Provisória nº 517, de 2010, prejudiciais à competitividade da Zona Franca de Manaus.

Rebecca Garcia (PP) e Silas Câmara (PSC) empataram em número de faltas. Cada um teve três ausências em sessões. A deputada não fez nenhum discurso na tribuna nesta legislatura e apresentou sete proposituras, entre PLs e requerimentos.

Silas Câmara fez 26 discursos em dois meses. O deputado levou à Câmara Federal temas como a falta de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ministério das Comunicações sobre a atuação de empresas de telefonia no Amazonas, e dificuldades na operacionalização do Programa Terra Legal, destinado à regularização fundiária na região amazônica, entre outros. Câmara apresentou 90 proposições, entre PLs, requerimentos e encaminhamentos.

Os deputados Carlos Souza  (PP) e Francisco Praciano (PT) tiveram o mesmo número de ausências em sessões registradas: duas, cada um. Átila Lins (PMDB) tem uma falta e Pauderney Avelino (DEM) não faltou a nenhuma sessão.
O site da Câmara Federal destaca que os deputados faltaram as sessões, mas registraram presença na Casa.
Ceap
Nesses dois primeiros meses de mandato, os deputados do Amazonas também usaram R$ 127.500,61 em Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, o chamado ‘cotão’. O deputado que mais usou a verba indenizatória foi Átila Lins, com total de R$ 28.353,32 em combustível, telefonia e passagens aéreas.

Fonte: d24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário