quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Inspeção no presídio de Humaitá


Por: CASSANDRA CASTRO
O presídio do município de Humaitá ( a 590 km de Manaus) está com excesso de lotação, detentos infectados por doenças transmissíveis e também vive o clima tenso de ameaças de morte entre os próprios detentos. Os problemas foram detectados durante inspeção feita pelo desembargador Sabino Marques, que preside o Grupo de Monitoramento Carcerário.


A visita foi realizada de 17 a 19 de novembro. No último dia 11 de novembro, um detento foi assassinado e outro ficou gravemente ferido durante uma rebelião acontecida no local.

O que gerou o motim no presídio foi a entrada do detento Antônio Roberto Monteiro, 43, o “Antonhozinho” que foi preso sob acusação de ter estuprado, assassinado e ocultado o cadáver de uma menor de 12 anos, em uma comunidade do interior. Com a chegada do acusado, os internos resolveram fazer “justiça com as próprias mãos”, ferindo um segundo interno que tentou defender “Antonhozinho”. 

“ A partir do momento que foi encarcerado, o cidadão acusado de ter estuprado uma menor de idade foi espancado até a morte. Um outro ficou bem lesionado e ainda se encontra hospitalizado em Porto Velho” relatou o desembargador Sabino Marques. 

Na manhã desta quarta-feira (23), um relatório sobre a inspeção foi entregue ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) , desembargador João Simões. Uma audiência pública vai ser realizada no dia 15 de dezembro na Assembleia Legislativa do Amazonas com a participação de vários segmentos ligados à questão carcerária.

O Grupo de Monitoramento Carcerário já realizou em oito meses inspeções em quatro municípios:- Presidente Figueiredo, Parintins, Benjamim Constant e Humaitá. 

fonte: Acrítica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário