quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Porto de Humaitá pode mais uma vez não funcionar.


Por: Chaguinha de Humaitá
HUMAITÁ (AM) - Está programado para sábado (17) o início de operacionalização do porto de Humaitá, porém mais uma vez comerciantes e credores insatisfeitos com o ‘calote’ sofrido até o momento pela empresa encarregada de recuperação do terminal hidroviário, fazem nova tentativa de recebimento dos serviços realizados, a ERAM que era encarregada de efetuar o pagamento das empresas contatadas em Humaitá até a data de hoje, não quitou seus débitos e simplesmente desapareceu do município, deixando para trás uma dívida de mais R$ 600 mil reais, junto a diversas empresas de construção civil de nossa cidade.


Nesta terça-feira no plenário legislativo do município, o vereador Carlos Evaldo Terrinha de Souza, fez um comunica do inadiável anunciando o início dos trabalhos de Terminal Hidroviário Admilson Brasil, que foi inaugurado há mais de dois anos atrás pela então pré-candidata a presidenta do Brasil Dilma Rouseff. Falhas de engenharia e problemas técnicos diversos impediram o funcionamento do porto por diversas vezes, depois de um calvário incansável enfrentado pelo parlamentar humaitaense, o mesmo estava tendo o prazer de anunciar, agora oficialmente o funcionamento do porto, para este sábado, com a presença de diversas autoridades do setor naval.

Porém o presidente em exercício da câmara de vereadores retrucou as informações do vereador Terrinha, questionando como iria funcionar uma obra, se as dívidas deixadas para trás com os comerciantes locais, até hoje nunca foram quitados?

Carlos Evaldo respondeu que, a dívida não era da AHIMOC e sim da ERAM, que as cobranças deveriam ser feitas para a empresa devedora e não da administradora portuária, as afirmações acaloradas colocaram em rota de colisão dois vereadores da base aliada, deixando claro que um não concordava com os motivos do outro, ficando em aberto os questionamentos de funcionamento novamente do porto em Humaitá.

Na manhã desta quinta feira (15), caminhões e máquinas pesadas voltaram a interditar a unidade portuária com faixas e cartazes cobrando a dívida deixada para trás por parte da ERAM.

A autorização para o funcionamento do porto foi expedida com data do dia 28 de novembro, quando deveria recepcionar a santa padroeira da cidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição o que por motivos não identificados acabou não acontecendo.
Desde a data de liberação o porto ainda não operou em sua plenitude e o vereador Carlos Evaldo Terrinha de Souza, anunciou que seu funcionamento deverá acontecer a partir deste sábado, após a solenidade de liberação que deverá acontecer, caso a manifestação dos empresários que estão sofrendo com o ‘calote’ não tome proporções bem maiores.

Com uma cifra milionária gasta até o momento, algo entorno de R$ 16 milhões de reais, o tão desejado porto de cargas e descargas de Humaitá, poderá não funcionar mais uma vez, deixando uma convicção ruim em nossa sociedade, de que está obra é mesmo um elefante branco do governo federal sem necessidade alguma ao povo que não pode utilizar uma obra desta magnitude já há mais de dois anos.

Façam suas apostas, será que desta vez o porto funciona? Resposta semana que vem aqui no seu canal de informação. 

fonte: acriticadehumaita

Nenhum comentário:

Postar um comentário