sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Transamazônica recebe energia elétrica

Elias Pereira
Humaitá(AM) – O município de Humaitá, sul do Estado do Amazonas, viveu um momento histórico na manhã dessa sexta-feira(13), quando após 143 anos de história, comunidades radicadas ao longo da BR-230 (Transamazônica), receberam energia elétrica em suas residências.

A implantação do Programa Luz Para Todos no município começou em outubro de 2010, quando se iniciou a colocação de postes ao longo da Transamazônica e vicinais.

Problemas de ordem técnica e operacional atrasaram a concretização da programação, porém, o maior desafio foi vencer o Rio Madeira, já que a energia gerada em Humaitá necessitava literalmente cruzar o rio e chegar à Transamazônica.

A solução encontrada foi o lançamento de um cabo subaquático, operação que aconteceu no último sábado(07), quando 1.648 metros de cabo, pesando 13,1 toneladas, foram lançados no fundo do rio, possibilitando a interligação da rede já existente na Transamazônica.

FESTIVIDADE

Nesta sexta-feira(13), Humaitá amanheceu em festa, com a concentração de centenas de pessoas, no porto da balsa, onde a solenidade aconteceu. Representantes de comunidades ribeirinhas, moradores da Transamazônica, além de vereadores e diversas autoridades, testemunharam o momento histórico.

Precisamente às 11:51h, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, juntamente com representantes da Eletrobrás Amazonas Energia, ativaram a rede de transmissão, fazendo a energia chegar de imediato do outro lado do rio e daí em diante até o km 70 (HUmaitá - Apuí), beneficiando 104 famílias, inicialmente.

PRONUNCIAMENTOS

O bispo diocesano de Humaitá, Dom Francisco Merkel abriu a serie de discursos, ressaltando a preocupação do prefeito Dedei Lobo em melhorar a qualidade de vida das comunidades que passam a contar com energia elétrica 24 horas.

Também se pronunciaram o engenheiro Marcelo Fadoul – coordenador do Luz Para Todos no interior do Amazonas, Radi Gomes, Diretor de Operações da Eletrobrás Amazonas Energia e o prefeito Dedei Lobo.

Emocionado, o prefeito de Humaitá ressaltou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, o que possibilitou o benefício da energia elétrica no interior de Humaitá.

“Humaitá não precisa de gente que saia dando dinheiro por aí, o que queremos é um governo que promova educação, saúde, dignidade, qualidade de vida, enfim”, afirmou o prefeito de Humaitá.

Na ocasião, Dedei Lobo adiantou que o contrato para a continuidade do Programa, que levará energia a várias comunidades do interior, já foi assinado e a obra continuará.

O prefeito finalizou fazendo uma referência especial ao vereador Terrinha, que, segundo ele, “merece todo o reconhecimento, pois foi um batalhador, um verdadeiro guerreiro, na luta por essa energia”.

MAIS FOTOS AQUI.



fonte: tribunamangabense

Nenhum comentário:

Postar um comentário