quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Humaitá se despede de Luly Neves

Humaitá (AM) – Dezenas de pessoas se concentraram durante todo o dia de quinta-feira(02), para prestarem as últimas homenagens ao empresário Sebastião Luly Chíxaro Neves, 56, falecido no último dia 01.02, na cidade de Manaus.
Luly, como era popularmente chamado, já vinha enfrentando problemas de saúde e estava na capital do Estado em busca de tratamento. Por volta das 10 horas de terça-feira(01), após passar mal, não resistiu e faleceu no Hospital Emergencial 28 de Agosto.

Conhecido comerciante, Luly Neves foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Humaitá, também exerceu o cargo de vice-prefeito, na gestão do prefeito Raimundo Rodrigues do Nascimento, o “Mundaia”. Sua carreira política data dos anos de 1983 – 1989.

Após deixar a política, Luly continuou se dedicando ao comércio, ramo de tradição na família Neves, em Humaitá. Seus últimos dias na cidade foram vividos em frente ao seu estabelecimento, o Supermercado Neves – centro da cidade – de onde contemplava as transformações da cidade, conversava com amigos e registrava suas impressões acerca das andanças políticas do município.

Era um amante do esporte, em particular o futebol, tendo participado ativamente dos momentos áureos do futebol humaitaense. Foi presidente do Grêmio e do Rio Negro, dois dos mais tradicionais times de futebol de Humaitá.
Faria 57 anos no próximo dia 18.02 e era o esposo da atual secretária de ação social do município de Humaitá, Lean Ferreira Furtado Neves. Deixa 04 filhos, todos adultos, Luis Neto, Lucinda Neta, Laura e Paulo Henrique.

VELÓRIO

O corpo de Sebastião Luly Chíxaro Neves foi velado no plenário da Câmara Municipal de Humaitá, onde recebeu a visita de parentes, amigos, correligionários e muitos políticos, dentre eles, ex-colegas de parlamento.
Ao final da tarde, o cortejo fúnebre se dirigiu ao Cemitério Municipal Jardim da Saudade (cemitério novo), onde sob aplausos, o corpo foi sepultado.

HOMENAGENS

O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, que se encontrava em Manaus, por ocasião do falecimento, determinou de imediato, que todas as providências fossem tomadas, no sentido da assistência oficial do município, não só à família, como também, para que o corpo fosse trasladado à Humaitá, conforme era o desejo dos familiares.

Por meio de sua assessoria, o prefeito disse que “a perda de um filho ilustre de Humaitá é sentida nesse momento com grande angústia, sobretudo, por se tratar de uma figura pública, que, sem meias palavras soube defender suas posições, impor-se na hora exata, sem se apequenar, nem tão pouco se engrandecer, sua postura e honradez, falavam por si”.

O presidente da Câmara Municipal de Humaitá, Herivâneo Seixas, que se encontrava interinamente na função de prefeito, decretou luto oficial do município, por três dias.
Outro que se manifestou acerca do falecimento, foi o vereador Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza, contemporâneo de Luly Neves, com quem trilhou um caminho comum, na politica e na vida.

Terrinha salientou que “antes de tudo, ele era um amigo da família, em particular, meu amigo, trilhamos juntos um caminho comum, e, aqui, combalido, despeço-me de um grande humaitaense”.

Elias Pereira
fonte: tribunamangabense

Nenhum comentário:

Postar um comentário