sábado, 14 de abril de 2012

Interior do AM é prioridade para nova gestão do Tribunal de Justiça


Por: Girlene Medeiros
Presidente do TJ/AM pretende ampliar colegiado para 30 desembargadores. Nova gestão quer dar mais agilidade aos processos no Tribunal de Justiça.

O interior do Amazonas é uma das grandes prioridades para a nova gestão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM). O presidente eleito do Tribunal, desembargador Ari Moutinho, afirmou à reportagem do G1 que será dada atenção especial à qualificação de novos juízes e ampliação e melhoria do setor de informática nas comarcas dos municípios amazonenses.


Ari Moutinho, que já viajou pelo interior do estado, explicou que quer manter a credibilidade que os juízes possuem nos municípios amazonenses.

"O interior é uma das prioridades em todos os sentidos. Seja pela qualificação de novos juízes, seja com a ampliação da informática em todas as comarcas do interior. Eu vou dar uma dedicação muito grande a região", afirmou o desembargador, "a experiência que tenho, quando passei pelo interior do estado, é que a população confia plenamente nos juízes. Nessas comarcas, não se há apenas um juiz, mas sim um grande educador social".

O desembargador Ari Moutinho foi eleito presidente do TJ/AM, no dia 27 de março, mas deve tomar posse do cargo dia quatro de julho quando se completam os meses previstos para transição de presidentes. Segundo o novo presidente, uma comissão de transição foi instalada no Tribunal de Justiça para gerir esse momento. "Esse tempo de transição iniciou ontem [quarta-feira], com o desembargador-presidente apresentando uma portaria compondo os membros da comissão de transição e eu apresentando os que vão compor o meu secretariado no futuro", disse.

Ainda de acordo com Moutinho, o momento de transição está sendo marcado por transparência em relação ao setor financeiro do Tribunal. "Nós começamos a fazer a transição demonstrando, de forma muito transparente, o quadro financeiro verdadeiro do poder judiciário. Isso é muito bom para todos nós. Eu passei a saber quanto realmente temos para nossos projetos", afirmou.

Velocidade nos processos[b/]

O novo presidente do TJ/AM, Ari Moutinho, explicou que a agilidade dos processos também deverá receber atenção especial. "Vou tentar conscientizar os magistrados amazonenses da necessidade urgentíssima de uma participação mais direta nos julgamentos", prometeu o desembargador, "vamos precisar da consciência de cada magistrado para que, no futuro, possamos aumentar o colegiado de 19 para 30, como autoriza um dos artigos na Loman [Lei Orgânica da Magistratura Nacional]. Precisamos ter a resolução de 300 processos por ano para que possamos aumentar o colegiado", finalizou.


fonte: G1/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário