terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Polícia prende acusado de atacar gato a mordidas no Amazonas





Vice-presidente da ONG Pata, Joana Cordeiro, explicou que o animal está vivo e será levado à Manaus.

Juçara Menezes
MANAUS – O pedreiro Mauro Neves Rodrigues de Souza que mordeu e sugou o sangue de um gato no último sábado (19) é preso pela Polícia Civil de Iranduba, município no Amazonas onde aconteceu o crime. O suspeito foi detido na Feira de Produtos Regionais do município. O pedreiro está sendo ouvido neste momento no 31º DIP de Iranduba – pelo delegado, Eucy Barroso, e a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), Izolda Castro.


O vídeo, feito pelo cineasta Zeudi Souza, foi publicado nas redes sociais e causou comoção ao circular no domingo (20).   Mauro Neves será autuado por crime ambiental – artigo 32 da Lei 9605/98, que configura o crime.


A vice-presidente da ONG Pata, Joana Cordeiro, acompanhou a prisão. Em entrevista exclusiva ao portalamazonia.com, ela relatou o momento da prisão. “O homem admitiu ter mordido o animal e que estava embriagado no momento da agressão. Encontramos a fêmea viva: ela não morreu, como se chegou a dizer. Ela está ferida, precisa de cuidados e será levada à Manaus para receber tratamento”, explicou. A remoção acontece depois que a Organização realizar a denúncia formal contra o agressor, na Delegacia de Iranduba.

Os crimes de abuso e maus-tratos contra animais são tratados pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA). O orgão afirmou, em nota, que tomou conhecimento a respeito da agressão. O fato, de grande repercussão e comoção popular, que repercutiu nas redes sociais e na imprensa, será investigado pela Polícia Civil de Iranduba, com o suporte da DEMA. Se comprovados os fatos, o suspeito responderá pelo crime de Maus Tratos (Artigo 32/ Lei 9605/08).
O Artigo prevê: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cabe pena de detenção de três meses a um ano e multa”.

‘Falsos heróis’

O mesmo homem que documentou o crime é agora alvo de agressão. O cineasta Zeudi Souza afirmou em entrevista ao portalamazonia.com estar recebendo críticas sobre sua atuação, durante a filmagem. Ele conta ter recebido várias mensagens pelas redes sociais. “Disseram que eu era tão assassino quanto o homem do gato. Já estava se tornando muito chata a situação e eu mesmo pedi para retirar o vídeo do Youtube. As pessoas achavam que eu poderia ajudar, mas não poderia. O agressor estava visivemente embriagado, talvez até tenha usado drogas. Além disso, vimos o que ele fez com um gato, por isso ficamos receosos”, explicou.

O cineasta também contou ter parado na estrada de Iranduba – junto com a namorada, na Feira para fazer compras – quando ouviu uma mulher afirmando ‘que o mundo estava louco’. “Naquele momento, achamos que a louca era ela. Estava com a câmera e filmei o crime, em estado de choque. Algumas pessoas estão ridículas porque acusaram-me de fazer o vídeo para angariar fãs. A verdade é que gravei pois estava emocionado com a situação”, salientou Zeudi.

Pela rede social, o cineasta desabafou:  ‘O que mais me toca nessa história do vídeo é que rapidinho aparecem os falsos heróis’. Leia na íntegra:

O que mais me toca nessa história do vídeo é que rapidinho aparecem os falsos heróis, que vem diretamente e mim e criticam: ele filmou mas não ajudou o pobre gatinho, ele é um monstro que só fez a imagem (sic)., queria ver se fosse alguém da família dele. Mas que por trás de toda aquela cena, eu, assim como os demais presentes, estavam tomados pelo horror de um homem matando um gato com os dentes, e creio eu que um homem que mata um animal com aquela frieza poderia muito bem matar um ser humano, e eu ainda tenho família e amigos que me amam, o gato tem seu valor e eu tenho o meu que é muito mais importante, e se aquele homem tivesse armado ?

Aí aparecem os hérois de fala bonita: se eu tivesse aí, teria feito isso ou aquilo, teria matado, quebrado, esfolado. Se não fosse o SE, em um país onde homem se mata por troco de comida, por míseros dois reais, e por tantas outras banalidades, não seria eu o salvador do gato em detrimento a minha vida, e o mesmo os demais pensaram, afinal vivemos na sociedade do espetáculo onde o fato em si é aterrorizante, mas que na balança da vida, quem valeria mais eu ou o gato? POR QUE SE TIVESSE SIDO EU ASSASSINADO, FARIA APENAS PARTE DE UMA MATÉRIA DE UM JORNAL BARATO (sic).

E se o homem tivesse armado, seriam duas vidas ceifadas. O homem cometeu sim um crime e o intuito de eu postar o vídeo era que justiça fosse feita e não que eu fosse criticado por que é fácil ver o vídeo no conforto de seu lar, na frente do seu computador, mas ao vivo as histórias são outras. E de repente as pessoas bebem em uma hipocrisia que desconhecem. Então, heróis de plantão a vida desse outro lado da tela onde vocês se encontram tudo é possível, mais ao vivo a história é outra. Se realmente querem fazer algo de acordo com suas convicções de que se estivessem lá faria isso ou aquilo, eu ZEUDI SOUZA os convido a todos a irem visitar vidas humanas no hospital Eduardo Ribeiro que estão esquecidas e se esvaindo pela solidão, eu ZEUDI SOUZA convido os senhores hérois que se estivessem lá a ajudarem pessoas que de fato necessitam que coisas boas se façam em prol. E isso está aqui perto de vocês em Manaus e vocês estão aqui e não lá.

Fonte: www.portalamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário