segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MINISTÉRIO REGISTRA 48 CIDADES DO AMAZONAS INSCRITAS NO 'MAIS MÉDICOS', ENTRE ELAS HUMAITÁ



O Ministério da Saúde registrou elevação de 242% no número de municípios do Amazonas inscritos no programa 'Mais Médicos'. Segundo o órgão federal, 48 municípios do estado já se inscreveram. A alta acontece na mesma semana que o ministro Alexandre Padilha veio a Manaus para incentivar profissionais a se candidatarem a uma vaga no projeto.


Dados do próprio Ministério divulgados na quarta-feira (24) apontam que somente 14 dos 62 municípios do Amazonas estavam inscritos. Entre os atuais participantes do projetos, 32 estão em regiões amazonenses de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias para receber o 'Mais Médicos'.

As cidades inscritas no programa federal no Amazonas são: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista dos Ramos, Borba, Canutama, Careiro, Coari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Juruá, Jutaí, Labreá, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Novo Olinda do Norte, Novo Airão, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Urucurituba.

O Ministério da Saúde informou que todos os municípios do país podem aderir ao programa. No entanto, os médicos serão encaminhados prioritariamente para municípios e regiões metropolitanas com alta vulnerabilidade social ou Distritos Sanitários Especiais Indígenas que tiverem se inscrito no programa.

Bolsa

De acordo com o Ministério, os profissionais do Programa Mais Médicos receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter de acessar recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

O Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

As inscrições dos médicos seguem até o dia 25 de julho pelo site www.saúde. gov.br. Após a data, serão abertos outros processos seletivos. No cadastro, os prefeitos e secretários de saúde devem indicar as unidades básicas de saúde de suas regiões em que há falta de médicos.

Fonte: G1/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário