sábado, 28 de setembro de 2013

IBAMA APREENDE 1460M³ DE MADEIRA ILEGAL NO DISTRITO DE MATUPI



Créditos da Foto: Divulgação 
Dentro das ações da operação Hileia Pátria, cujo objetivo é combater o desmatamento em áreas protegidas federais na Amazônia, o Ibama apreendeu 1460m³ de madeira em tora e serrada, quantidade suficiente para encher 48 caminhões.


A apreensão foi em Santo Antonio do Matupi, distrito de Manicoré, sul do Amazonas. Os autos de infração aplicados geraram multas que ultrapassam os R$ 621 mil. A operação ocorre simultaneamente em Mato Grosso, Pará, Amazonas, Maranhão e Rondônia.

Segundo o superintendente do Ibama em Rondônia, Paulo Diniz, a exploração seletiva ocorre primeiro visando à madeira mais nobre, a que tem maior valor de mercado, depois, vem o corte raso e, por fim, a queimada. Com a área ”limpa”, há a formação da pastagem para criação de gado, pois a pecuária é uma atividade muito forte na região.

O Ibama está montando barreiras nos ramais de acesso às áreas protegidas federais da região, sejam Terras Indígenas ou Unidades de Conservação. Está vistoriando áreas anteriormente embargadas com a finalidade de verificar se os embargos estão sendo cumpridos e também fazendo levantamento do estoque de madeira nos pátios das madeireiras suspeitas de irregularidade.

A operação conta com a participação do Exército Brasileiro, que está encarregado de dar o suporte logístico na retirada dos bens apreendidos.

A “Hileia Pátria” não tem data para terminar. “Tínhamos prazo para começar a operação, mas seu término não está previsto.”, afirma Diniz.


Fonte: Rondonia ao Vivo

2 comentários:

  1. esse IBAMA, so complica nois aqui nesse distrito. O Partido da Dilma Russef o junto com o PT, tem e que sustentar ja que não quer que nois ganha o nosso dinheiro, só quer ferrar nois.

    ResponderExcluir
  2. vai para o inferno Partido da Dilma Russef e o PT

    ResponderExcluir