domingo, 27 de outubro de 2013

MORADORES DA VILA DA REALIDADE SOFREM COM DESCASO DA BR 319



Por Mario Dantas
Localizada a 100 Km do município de Humaitá (distante a 591 Km de Manaus), às margens da BR 319 (Manaus-Porto Velho) a Vila da Realidade enfrenta os impactos causados pelo abandono da rodovia e a ausência de políticas públicas.


Sem pavimentação, e com a BR intrafegável, principalmente durante o período chuvoso, os agricultores encontram dificuldades para escoar a produção tanto da sede da vila, quanto das comunidades próximas, que juntas totalizam mais de cinco mil moradores, sendo 2,3 mil apenas na Vila da Realidade.

Em reunião com moradores, produtores e agricultores do local, no último final de semana, o deputado estadual Sidney Leite (PROS) conheceu os desafios diários dos moradores do local. Na Realidade há um posto de saúde que não possui médicos, enfermeiros ou técnicos; não há ambulância e policiamento; falta merenda na escola, não há cursos técnicos para os jovens da região, não há energia e água regular, as estradas vicinais estão intrafegáveis e a principal renda tem sido das madeireiras que ainda atuam na região, mesmo com o difícil tráfego no local. Para os moradores, com a pavimentação da BR 319, a realidade seria diferente.  “A pavimentação da BR 319 não é necessária apenas para os moradores da Vila da Realidade e comunidades vizinhas, mas para a Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento do estado do Amazonas, mas o que percebo é que não há boa vontade do Governo Federal de construir a BR”, afirmou o parlamentar.

Produtora de abacaxi, Laurenir Moura mora na Linha 2 e para chegar até a BR com sua produção percorre 12 km, entre mato e lama. “Praticamente, não há mais estrada. Ando por dentro da lama, que cobre metade do meu corpo. É muito sofrimento e a situação é ainda mais grave quando chove, já cheguei a perder minha produção por não ter como escoar”, comentou ao dizer que essa é a realidade de grande parte dos produtores.

Além dessas situações, a falta de comunicação na Realidade é outro problema enfrentado pelos moradores. Segundo psicopedagoga Izildinha Villa Deker, a comunidade possui apenas telefones públicos (orelhões) que passam a maior parte do tempo quebrados, a telefonia móvel não funciona e não há acesso a internet. “Sou relator da CPI da Telefonia Fixa e este é um caso que incluirei nos relatórios da Comissão. Outro fato curioso é que a fibra ótica da internet que abastece Manaus passa pela BR 319, mesmo assim não há acesso local”.

Sobre a BR 319, o parlamentar afirmou que já teve reuniões com prefeitos dos municípios cortados pela rodovia, para que juntos possam fazer uma articulação. “Não posso chegar aqui e dizer que vamos resolver isso, porque não depende de mim, mas o que precisamos fazer é pressionar, precisamos de força política para lutar por esta BR”, concluiu.

Fonte: blogdafloresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário