segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

RONDA NO BAIRRO É IMPLANTADO EM HUMAITÁ, MUNICÍPIO DO SUL DO AMAZONAS



O programa de segurança Ronda no Bairro foi inaugurado, neste sábado (7), em Humaitá, distante 590 km de Manaus. O índice elevado de assaltos no município motivou a implantação, segundo a polícia. Cerca de 178 policiais militares foram enviados da capital e deverão compor o efetivo que realizará o patrulhamento em 12 bairros e mais três comunidades rurais. Pelo menos outras oito cidades do Amazonas deverão receber o programa até fevereiro de 2014, segundo divulgou o governo estadual.


De acordo com secretário executivo adjunto, coronel Amadeu Soares, o município de Humaitá, de aproximadamente 49 mil habitantes, foi o pioneiro no Sul do Amazonas para inibir ação de assaltantes na região e impulsionar o desenvolvimento local. "Confirmamos a necessidade da implantação do Ronda nos Bairros em Humaitá logo após a constante ocorrência de grandes roubos na área, a exemplo o assalto do banco de Lábrea. Além disso, a cidade faz divisa com Rondônia e Pará, e existem diversas rodovias que cortam o município. Logo, o programa atuará também como uma estratégia de desenvolvimento", relatou o coronel.

De acordo com ele, Humaitá está recebendo um investimento de mais de R$ 5 milhões para a construção das unidades policiais no município, além de R$ 2.100.000,00 destinados a compra de armamentos, viaturas, aparelhos de radiocomunicação e sistemas de informação. Para ele, a expansão do projeto representa o reconhecimento de uma polícia "menos reativa e mais proativa".

No planejamento do programa, o município está dividido em sete setores, distribuídos para atender também as comunidades da área rural da cidade. O coronel garante que comunidades antes isoladas, como Santo Antônio do Matupi, Vila da Preguiça e Realidade, pertencerão também aos setores atendidos pelo programa.

Ainda segundo ele, serão dispostas 26 viaturas, sendo 11 veículos e 15 motocicletas para auxiliar as polícias Civil e Militar na execução do programa.

De acordo com Governo do Estado, Parintins, distante 369 km da capital, deverá ser a próxima cidade a receber o policiamento.

fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário