sábado, 8 de março de 2014

ZONA RURAL DE MANICORÉ, JÁ TEM 100% DA PRODUÇÃO DE RIBEIRINHOS ATINGIDAS PELA CHEIA DO RIO MADEIRA



Por Mario Dantas
Após visita nas 72 comunidades rurais do município de Manicoré, parte de cima e parte de baixo do Rio Madeira, através de uma comissão formada por meio da Defesa Civil Municipal com a participação de várias entidades, foi elaborado um levantamento realizado no período de 24 de fevereiro até o inicio deste mês de março.

De acordo com a assistência social do município, foi levantado até então um total de 6.767 pessoas atingidas diretamente pela cheia. Até o presente momento 16 escolas municipais já foram afetadas, isso compreende a 65 salas de aulas e 1.300 alunos da zona rural que poderão ter o inicio do ano letivo escolar prejudicado, mas a secretaria municipal de educação já está tomando as providências diante desta situação.

Os danos maiores vêm sendo causado na perda da produção de banana com mais de 2 mil hectares destruídos pelas águas, além da mandioca com 518 hectares, em seguida a produção de macaxeira com 348 hectares  e o cacau ficando em 4º com  234 hectares.

Produtores que tiveram suas plantações perdidas e casas alagadas pela cheia esperam por soluções por parte das autoridades constituídas.


Entidades religiosas e assistência social do município estão empenhadas em arrecadar alimentos e roupas as famílias que tiveram suas plantações e casas afetadas completamente por conta da cheia do rio madeira, zona rural do município de Manicoré.

Moradores dos locais onde mais estão sendo atingidos tiveram que se deslocar para terra firme, em casa de parentes ou até mesmo de amigos a procura de abrigo, enquanto que outros insistem em permanecer mesmo nas suas marombas para se proteger.


O governo municipal de Manicoré vem acompanhando de perto a real situação na zona rural e junto a câmara de vereadores vem tomando as providências em favor de todas as famílias prejudicadas pela grande cheia do rio madeira.

//(Marcos Souza//fotos: Altemar Reis)
Termos de pesquisas deste artigo:
Fonte: blogdafloresta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário